Fala pessoal, tudo bem? Vamos continuar??
Como disse na aula anterior, hoje, vamos estudar as três fases do negócio, isso mesmo, assim como o empresário possui três personalidades, a empresa também possui três fases.
A primeira fase, é a infância, é quando a empresa depende de você para existir, seus clientes cobram a sua presença nela, se você faltar, a empresa para ou então, não funciona como deveria, nessa fase é fácil confundir a empresa e o proprietário pois um depende do outro para viver. Nessa fase, a maioria das empresas levam o nome do dono. Editor, coloca aí alguns exemplos. Viu? Em alguns casos, cito um exemplo, Padaria do João, chega ao extremo que não é mais a padaria do João, é o João da padaria. Entendeu?
Nessa fase, o empresário não possui vida própria e toda a sua vida pessoal está ligada diretamente com a empresa, aqui as dividas podem estar se acumulando, não consegue dormir direito, afinal, no outro dia tem incêndios para apagar, não tem qualidade de vida, não tem tempo para a família, vive sob estresse, e com isso pode estar desenvolvendo sérios problemas de saúde.
Nós nascemos, passamos pela adolescencia e finalmente ficamos adultos, correto? Ao comparar o nascimento de uma empresa com uma criança, é normal que o empresário esteja dentro cuidando de tudo e operando na parte técnica, assim como a criança rpecisa da ajuda dos pais. O que não é normal é ficar muito tempo nessa fase.
Se você se encontra aqui, está na hora de evoluir, de crescer, de alçar voos mais altos, de tornar seu negócio uma empresa de verdade, chega de amadorismo.
Na próxima aula, vamos estar falando da segunda fase, da adolescência da empresa.
Nos vemos lá, tchau.