As Três Personalidades

Olá, tudo bem com você? Espero que sim. Você está pronto para continuar?

Antes de mais nada, quero pedir seu foco no processo, que você realmente se entregue nesse projeto.

Michael E. Gerber nos ensina que assim como nossa vida, todo empresário possui três personalidades brigando dentro de si. Personalidades que lutam para ter o controle da sua vida, para que assumam o protagonismo e te levem à algum lugar.

Quando você criou sua empresa, seja por qualquer motivo, você teve um surto, sim, chamo aqui de, o surto do empreendedor, e nesse momento, quem planejou o seu negócio, que idealizou sua empresa, foi essa personalidade. Era o Empreendedor que estava no controle, ele tem o espírito de ousadia, de criar novas ideias, de lutar pelo que acredita, de buscar mudar de vida, de fazer algo diferente, e foi quando o Empreendedor assumiu a sua vida que você então resolveu montar o seu negócio.

Porém, logo após montar o seu projeto, de idealizar sua empresa, de criar em sua mente como ela seria, assumiu outra personalidade, o Administrador, a função dessa personalidade é colocar as coisas em ordem, é pensar nos detalhes, como vai ser isso ou aquilo, como será a cor, enfim, é pensar na administração do seu novo negócio.

Vamos pegar um exemplo aqui, João, que tinha uma mão muito boa para cozinhar, já trabalhava há mais de 10 anos no restaurante do S. Francisco, e certo dia, João resolveu abrir um restaurante para ele, afinal, ele era quem fazia os pratos, que cuidava de toda a comida.

João teve um surto, ele resolveu empreender. Foi atrás de uma sala, pensou como seria, planejou, e resolveu abrir. Logo após, a personalidade do Administrador  assumiu o controle, então, nesse momento, suas prioridades eram definir as cores das paredes, o som ambiente, folhagens perto do buffet, as cores das toalhas, o formato dos pratos, preços, o cardápio, comprar os talheres, colocar um sistema, caixa registradora e depois de tudo pronto, outra personalidade assume o controle.

Entra em campo e assume o controle o Técnico, isso mesmo, a personalidade técnica assume as funções e João vai para a cozinha fazer o que sabe melhor. A personalidade do Técnico é o que assume o controle de 97% dos empresários que possuem uma pequena ou média empresa, e essa personalidade é a responsável por 95% dos casos de empresas falidas.

O importante é entender que após o Administrador colocar tudo em ordem, o Técnico assume o controle e você passa a fazer o que sabe fazer bem, trabalhar diariamente no operacional no dia a dia.

E aí, qual personalidade você se encontra hoje?

Nos vemos na próxima aula!

2 comentários

    1. Normalmente os empresários acabam flutuando nas três personalidades, e isso é um indicativo de que precisa continuar mudando para deixar a personalidade do operário para trás e ficar só nas outras duas =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *