A regra numero dois é bem simples, seu negócio precisa ser um modelo em que pessoas com o mais baixo índice possível de capacitação possam desenvolver, afinal, dentro do Curso Empresário 2.0, eu ensino sobre a capacitação dos novos funcionários.
Mas voltando ao assunto, se sua empresa depende de pessoas altamente capacitadas, raramente terá êxito, além de que, essas pessoas cobrarão altos salários para abrirem mão do seu emprego atual para trabalhar com você.
Você pode estar pensando: O meu caso é um consultório de dentista, então, o mais baixo índice possível de capacitação será a formação do profissional, correto? O segredo não está aí, ele está no seu modelo de negócios.
Eu, conheci um dentista, que tem um modelo de negócio incrível, eu fiquei admirado quando ele me mostrou todo o processo, claro que, precisava de alguns ajustes, mas ele já estava treinando outros dentistas para trabalharem com ele no seu modelo de negócio. Isso serve para adovacia, médicos, ou qualquer outra função que exige um conhecimento técnico (faculdade).
Mas, há ainda outros que você pode formar, pense sempre: Qual a capacidade mínima possível para exercer essa função, e aí está o seu colaborador.
A função da regra numero dois é criar especialistas ao invés de simplesmente contratar. Agora, deixa eu falar mais um detalhe, para que pessoas "comuns" possam realizar coisas extraordinárias, é absolutamente essencial um sistema – um modo de fazer – que compense a disparidade entre a capacidade do seu pessoal e a capacidade que a sua empresa neessita. Essa tarefa é sua, você deve ser o responsável por desenvolver essas ferramentas e ensinar seus funcionários a utilizá-las.
Você precisará encontrar um sistema capaz de fazer com que seus funcionários comuns consigam resultados extraordinários um atrás do outro, terá que criar sistemas inovadores para solucionar os problemas pessoais dos seus funcionários, ou seja, terá que criar uma empresa que funcione de verdade.
E assim, chegamos a terceira regra, nos vemos na próxima aula.