Bom, depois de tudo o que vimos e colocamos em prática, vamos voltar um pouco para entendermos como está o ESTADO ATUAL da sua empresa, por isso, se você deixou de fazer o que foi pedido, não continue, é de extrema importância que você realmente faça tudo o que foi proposto à você.
Bom, seguindo adiante, pegue uma folha e uma caneta e responda as seguintes perguntas:
1- Qual é, hoje, a maior dor da sua empresa?
2 – Essa dor é a única ou uma consequencia de outras dores?
3 – Faça uma visita em todos os setores da empresa, verifique como está o andamento e como estão os responsáveis (se tiver) por cada setor.
Ok, agora, vamos seguir com o Modelo de Negócios.
Para darmos continuidade, preciso que você realmente tenha feito o seu CANVAS, se não tiver concluído ainda, peço que volte e separe um tempo para fazê-lo.
Feitas as ressalvas, hoje, quero falar de uma ferramenta muito poderosa, que nos ajuda a montar e a planejar de forma mais eficiente as nossas estratégias empresariais, e que, após terem sido feitas, funciona como indicadores para saber em que posição se encontra a meta formulada.
Gostou? Muito bem, realmente é fantástico, estou falando do BSC – Balanced Scorecard – que traduzindo significa Indicadores Balanceados de Desempenho. Essa metodologia, como falado anteriormente, é voltada ao planejamento estratégico das empresas, e agora estará ao seu alcance.
Por quê devemos usar?
Quando falamos em estratégias de empresas, você precisa entender que vai muito além das informações economicas e financeiras. Saiba que os indicadores financeiros não são o suficiente para garantir que a empresa está caminhando nos trilhos e na direção correta.
Olha quantos indicadores você precisa analisar para saber se sua empresa está funcionando corretamente: desempenho de mercado junto aos seus clientes, desempenho dos processos internos, desempenho de pessoas, inovação, tecnologia entre muitos outros. Até aqui você pensava apenas em processo financeiro, não é mesmo? Como é bom saber que podemos e temos a oportunidade de crescermos de forma correta e sustentável.
Ato contínuo, o BSC lhe permite fazer suas estratégias baseadas em quatro pilares:
A – Financeira
B – Mercadológica
C – Processos internos, e
D – Aprendizado e Inovação.
Sendo que todos eles se relacionam entre si e se complementam.
Alex, preciso realmente usar essa ferramenta?
Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos, cerca de 50% das empresas listadas na revista Fortune 1000 utilizam o BSC, e na Europa cerca de 40 a 45% das empresas. Achou pouco? Saiba que o BSC foi escolhido pela renomada revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes do mundo em 75 anos.
Vale um alerta importante:
O BSC não é uma planilha financeira, ele não substitui os indicadores financeiros, ele não é um sistema automático de informações da sua empresa, um sistema gerencial ou até mesmo um formulador de estratégias.
O BSC é uma ferramenta poderosa que busca fazer com que você agregue valor aos seus produtos/serviços, e consequentemente à sua marca.
O objetivo principal do BSC é fazer com que você leve seus colaboradores do operacional a conhecer bem a estratégia da visão (planejamento estratégico); que você estimule as pessoas, através de incentivos, a alcançar a estratégia definida; invista recursos nas estratégias; e por fim, que invista tempo para analisar e discutir as estratégias.
Recapitulando então: O BSC permite que a empresa planeje e controle, com maior segurança, suas metas e estratégias, com o objetivo de medir a evolução da organização através de indicadores.