Encontro 05

No encontro de hoje, vamos dar um foco maior na sua empresa, precisamos entrar em processo de transição, uma vez que você já determinou seu mapa estratégico e agora sabe que não pode ser sua empresa, mas sim, tem a missão de construir uma empresa.

Para isso, você precisa ter claro em sua mente, quem era você antes da sua empresa, o que fazia, como agia, qual era seu trabalho, quais as experiências, enfim, precisa entender quem era você e o que o levara a montar um negócio, ou seja, o que o fez ter um surto de empreendedorismo?

Sabemos que no Brasil, temos uma cultura de busca por estabilidade, que na visão do Flávio Augusto, estabilidade não existe, mas sim uma falsa sensação de segurança, e isso é comodo para o nosso instinto, que busca em cada detalhe uma oportunidade de permanecer na zona de conforto. Com isso, somos educados a sermos técnicos, a estudar e a passar num concurso ou pegar em uma empresa multinacional, e nunca a nos aventurarmos no mundo do empreendedorismo.

Independente da razão que o levou a montar uma empresa, tudo começa na sala dos sonhos, ou seja, você sonhou sua empresa, você passou um tempo, nem que seja de 12 horas, mas você sonhou com ela, e com os benefícios que iria vir junto, como por exemplo, dinheiro, tempo livre, qualidade de vida. Depois de tudo pronto, uma surpresa, não era nada daquilo que havia sonhado, e o sonho passou a ser objeto de dores de cabeça, insegurança, estresse, falta de tempo e falta de dinheiro. Por isso esse encontro foi pensado, para que possamos refletir em pontos priomordiais para o restante do processo.

Preciso deixar as palavras de Michael E. Gerber, quando ele diz que a verdadeira start-up é você, sim, toda a empresa inicia de você, a forma como você a vê, influencia diretamente na forma como as pessoas a vêem, sejam elas seus colaboradores ou até mesmo seus clientes.

Quando um técnico "inventa" de querer ser empreendor, ele leva consigo uma falsa mensagem, – sei fazer o trabalho com exclência, nada pode dar errado – e no fim, as coisas saem do controle e a empresa fracassa. Se você se encontra nessa máxima, preciso dar uma notícia ruim a você, sua empresa está fadada ao fracasso. Existe um jeito de mudar essa realidade? Existe, por isso você está aqui, e juntos estamos construindo uma nova empresa, uma nova missão, uma nova visão.

Você precisa entender que, para sua empresa ter sucesso, você precisa estar atuando sempre em duas personas, a primeira de administrador e a segunda de empreendedor, devendo permanecer a maior parte do seu tempo nessa segunda persona.

Enfim, você precisa estrturar sua empresa para que ela tenha capacidade de crescer 10 mil vezes, que não importa o seu tamanho atualmente, o que importa é que ela seja organizada e que tenha essa capacidade. Empreendedores vendem empresas e não produtos, guarde essa frase com você.

Bem vindo a nova missão, de construir sua empresa, ao invés de ser sua empresa.

 

 

1 comentário

  1. Em vão trabalharam os construtores se Deus não edificar sua casa.
    Vamos dar o start para construção de uma empresa com propósito.

    Grande Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *