Encontro 04

Olá, tudo bem? Seja bem vindo ao encontro de numero 04, desse primeiro módulo.

Seguindo ainda com o corte do cordão umbilical, tenho por objetivo, nesse encontro, buscar relacionar sua missão de vida com suas metas pessoais. Faça-o com clareza, pois você precisará aplicar em você primeiro, para depois, e somente depois, aplicar na sua empresa. Lembre-se, você é um líder.

Christian Barbosa, em seu livro a Tríade do Tempo, diz que a missão deve ser "poderosa, inspiradora, envolvente e motivadora", devendo abranger todas as áreas da sua vida, além de ser realista e desafiadora. Reforço aqui que uma missão impossível não irá fazer com que você se volte para ela e o motivar para realizá-la.

Falando das metas, é importante que em sua vida, você as tenha, mas não qualquer meta, você não pode encher sua rotina com metas e mais metas que não estão conectadas com a sua missão, por isso, é importante que suas metas tenham ligação com você, com sua missão de vida.

Sem elas, você acabará andando em círculos, pegará qualquer caminho, andará por estradas difíceis e acabará retornando ao ponto de partida, por este motivo, elas são importantes na vida de qualquer pessoa que deseja alcançar o sucesso, elas são o norte, o mapa do caminho, o objetivo final de uma jornada. Aonde você quer chegar, ou aonde deseja estar daqui há 01, 02, 05 ou 10 anos? Você precisa definir suas visões de futuro, precisa ter ciência de onde quer chegar. Lembra da história da Alice no País das Maravilhas? Então, você precisa definir aonde quer ir, e somente após essa definição, você saberá o que precisa fazer para alcançar esse sonho.

Uma empresa sem uma estratégia clara, sem uma visão bem definida é uma organização condenada ao fracasso, da mesma forma que uma pessoa sem uma visão clara de onde quer chegar, é uma pessoa desnorteada.

Veja, o psicólogo David Mcclelland, da Universidade de Harvard, estudou com afinco esse tema, identificando que as pessoas que alcançaram o sucesso possuiam a capacidade de definir suas metas em seus traços comportamentais. Napoleon Hill, dedicou sua vida estudando o comportamento humano, principalmente os que fizeram grande sucesso, e o que ele descobriu? O que ele notou em comum entre eles? Eles possuíam metas bem definidas. Ter metas lhe ajudará a evitar o desperdício de tempo, dinheiro (recursos) e energia.

Nesse momento, quero deixar para você uma tarefa: Escreva suas metas de curto, médio e longo prazo. Uma dica, comece pela meta de longo prazo.

Meta de longo prazo – acima de 05 anos

Meta de médio prazo – de 01 ano até 05 anos

Meta de curto prazo – até 01

Ainda de acordo com, Christian Barbosa, as metas precisam ser pessoais, escritas, possíveis e importantes. Isso quer dizer que, as metas não podem ser de outras pessoas ou depender exclusivamente de um terceiro, mas deve ser sua, somente sua, isso significa ser pessoal, elas precisam ser escritas, precisam ser possíveis, que você conseguirá realizar no seu dia a dia e principalmente, elas precisam ser importantes, isto é, devem estar conectadas com sua missão.

Ainda falando das metas, Peter Drucker, nos ensina que uma meta precisa atender à alguns requisitos básicos, do acróstico SMART (Esperto em inglês).

ESPECÍFICA – O que? – Imagine se pudesse colocar sua visão de futuro em uma foto, como ela seria? Descreva todos os detalhes da sua meta.

  MENSURÁVEL – Quanto? Determine o tamanho da sua meta. Ela deve ser medida. Aqui você sabe o quanto ainda precisa percorrer para alcançar seu objetivo.

  ALCANCÁVEL – Como? Como irá conseguir alcançar sua meta? Defina um plano de ações o mais detalhado possível, com pequenos passos fáceis de realizar.

  RELEVANTE – Por quê? Responda essas perguntas: Por quê é importante essa meta? Por quê você quer realizar? Vale a pena investir tempo e recurso?

  TEMPORAL – Quando? Coloque uma data para sua realização, para concluir.

Após definir suas metas, de ter concluído sua visão de futuro – você pode ter várias visões de futuro , o importante é escolher quais você tem prioridade em realizar primeiro – você precisa planejar suas ações afim de levar você até elas.

Imagine alguém construindo uma casa ou um prédio sem a planta, que desastre seria. tudo na vida requer um bom planejamento, ele é quem irá garantir que você está no caminho certo. Quando você tem em mãos um bom planejamento, você evita precoupações, anda com sentido, não vive uma vida ao acaso.

Olha que interessante, segundo o SEBRAE, uma das principais causas de mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil é justamente a falta de planejamento. Sem um plano de negócios bem desenhado, a empresa nao sabe aonde ir ou o que tem que fazer para alcançar o sucesso. É com o planejamento que você avalia os possíveis riscos de uma operação, auxilia na tomada de decisões mais assertivas, realizar metas (de vendas por exemplo) entre tantas outras funções que uma empresa precisa. O planejamento é uma caracterítica presente nas pessoas de sucesso.

Eu digo ainda que, planejar é antecipar as soluções, é fazer com que a chance de êxito em alcançar seu objetivo principal seja mais de 90%, é poder antever o que pode dar errado e estar preparado com o plano B.

Tenha uma visão anual dos seus objetivos, faça esse planejamento, e para isso, não precisa esperar chegar janeiro, você pode fazer agora, nesse momento. Dentro desse próximo ano – a partir de agora – o que você quer realizar? aonde quer chegar? o que pretende alcançar? Planeje!

Para encerrar, preciso que você reafirme seu compromisso com você mesmo, não pule etapas, não avance sem colocar em prática o que está aprendendo, o que está vendo. Como diz o filme O Poder Além da Vida, conhecimento é saber como fazer, sabedoria é colocar em prática, é fazer. Tudo o que você está aplicando na sua vida, você transmitirá para sua família e para seus colaboradores, seja um líder, seja o exemplo, tudo isso não é o fim, é apenas o meio que lhe conduzirá ao status que tanto sonhou.

Deus abençoe você, sua família e sua empresa.

 

 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *