O Perfil do Empreendedor está ligado diretamente a fase da Maturidade, tema que vamos ver com mais atenção a partir de agora.
Veja aí, alguns exemplos de empresas na fase da maturidade: McDonald's, Disney, Havan, Cacau Show, Riachuelo, Porto Belo, entre outras mais.
A empresa Madura sabe como chegou ali e sabe exatamente o que tem que fazer para continuar caminhando e chegar ao seu próximo alvo. O que isso significa? Que a Maturidade não é um resultado de um processo, não é um produto final que têm seu início na Infância e passa pela Adolescência.
Lembra no inicio desse treinamento, quando disse que o verdadeiro start-up da sua empresa era você? Então, as empresas citadas anteriormente não começaram na infância, elas já começaram maduras. Seus criadores tinham um planejamento, uma perspectiva, elas sabiam como iriam montar suas empresas, elas já haviam desenhado antes de começar, não foi obra do acaso ou simplesmente de sorte.
Alex, então quer dizer que essas empresas não tiveram as duas primeiras fases? Sim, elas passaram pela Infância e pela Adolescência, mas de modo diferente, pois a visão do dono era uma visão de um Empreendedor e não de um Técnico.
A grande diferença, segundo Tom Watson, criador do IBM, diz que, "a maioria dos que chegam ao mundo dos negócios não possui um modelo de empresa que funcione, mas somente um modelo de trabalho, pela perspectiva do Técnico, que difere da perspectiva do Empreendedor." – Mito do Empreendedor, ed. 2011, pg. 60-61.
O Empreendedor entende que sua empresa é voltada para fora, que tem atenção ao cliente e que gera lucros, já o Técnico pensa diferente, com uma visão interna gerando renda. O Empreendedor sabe que sua empresa é um todo dividido por partes, o Técnico é o oposto, acha que a empresa é pequenas partes que formam um todo. O Empreendedor molda o presente de acordo com a sua visão, já o Técnico molda o futuro pelos acontecimentos do presente.
Uma empresa na maturidade é uma empresa que possui um modelo de negócios que atenda às necessidades de um segmento específico de clientes de maneira inovadora.
A sua empresa não deve ser criada com a imagem de uma empresa a ser criada, mas sim, com a visão da solução dos problemas que o seu cliente tem, o foco deve ser sempre o cliente, as suas necessidades e buscar resolver os problemas desse segmento a qual sua empresa foi criada para atender.
O Técnico não está nem aí para o crescimento da empresa, não possui visão estratégica do seu negócio, não possui uma visão clara do seu negócio, não possui uma estratégia de crescimento e nem metas a serem batidas.
Uma empresa madura é uma empresa que funciona independente se o dono está dentro dela ou não, ele consegue fazer gestão à distância. Para o Empreendedor, o objeto de venda não é o produto ou o serviço final de sua empresa, mas sua empresa é o produto a ser vendido, seja através de filiais ou de franquias.