Fala pessoal, estamos chegando ao final do curso e espero sinceramente que você tenha entendido que o verdeiro start-up é você, é a ideia por trás da empresa.
Vamos relfetir algumas coisas vistas até aqui:
Trabalhe para sua empresa como se ela fosse um protótipo a ser produzido em massa;
Pense na empresa como algo separado de você, como um mundo à parte; como um produto dos seus esforços; como uma máquina projetada para atender as necessidades específicas.
Para isso, pergunte-se todos os dias:
01 – Como fazer minha empresa funcionar sem que eu esteja lá?
02 – Como fazer para que o meu pessoal trabalhe sem que eu precise interferir constantemente?
03 – Como sistematizar minha empresa, a fim de que ela funcione bem?
04 – Como ter uma empresa e, ao mesmo tempo, estar livre dela?
05 – Como dedicar meu tempo ao que gosto de fazer, e não ao que tenho que fazer?
Se você se fizer essas perguntas, vai acabar encarando o verdadeiro problema: não sabe as respostas. Esse sempre foi o problema. Mas agora deve ser diferente. Agora você sabe que não sabe, com isso, poderá olhar o problema de frente. O Problema não é e nunca foi sua empresa, o problema é você.
Então chegou o momento de decidir mudar, de evoluir, de crescer, de abrir mão dos medos e seguir uma nova jornada.
Você precisa assumir suas responsabilidades, precisa aceitar o fato de que precisa de ajuda, que precisa buscar uma alternativa antes que seja tarde de mais, antes que o tempo tenha passado, antes que sua saúde tenha ido. Não espere por esses sinais para entender que deve buscar ajuda e fazer o que deve ser feito.
Como disse, o caminho não é fácil, não é lindo, tem vezes que você vai amar estar fazendo o que precisa, mas em outros momentos, você vai querer sair correndo, mas é o necessário.
Para desenvolver uma empresa séria e bem – sucedida, você precisa de um processo e de uma prática por meio dos quais obtenha as informações necessárias para que aplicar na sua empresa, no dia a dia, com o objetivo de fazê-la crescer e chegar a maturidade.
Um caminho testado e comprovado para o topo, que foi implementada por várias outras empresas iguais a sua.
Sim, é um processo que pode mudar a sua vida! Pense em como está a sua vida hoje e se você quer que ela continue assim daqui 05 ou 10 anos ou se realmente quer uma mudança genuina em que você trabalhará pela sua empresa e não mais na sua empresa.
Vou ficando por aqui e desejo um forte abraço, nos vemos na ultima aula!